Patologias de Revestimento Cerâmico

Patologias de Revestimento Cerâmico

Você já fez uma obra e depois ficou descontente com os problemas que vieram depois? Ou já planejou uma construção e no final as coisas acabaram saindo totalmente diferente do que pensou? No caso em questão, trataremos da disfunção nos revestimentos cerâmicos.

Assim como qualquer outro produto, os revestimentos cerâmicos acabam desenvolvendo alguns problemas ou necessidade de reparo ao longo do tempo de uso. Dentre as diferentes patologias, a principal é o destacamento das placas, como salienta muitos engenheiros. Essa patologia é crítica, principalmente ao se tratar de revestimento em fachada e que causa muitos pontos negativos, seja pelo risco de acidentes aos transeuntes, por uma consequente desvalorização do empreendimento e/ou pelo comprometimento das funções de proteção e estanqueidade do edifício.

Tendo a fachada como o cartão de visitas de qualquer imóvel, o revestimento de fachada defeituoso acarreta em uma péssima imagem aos serviços prestados pela empresa responsável da obra. Muitas podem ser as causas, como pela falha no assentamento, preenchimento incompleto do verso das placas, tempo excessivo de abertura da argamassa colante ou erro em sua especificação e mistura (água em excesso), movimentação excessiva do prédio e expansão das placas cerâmicas, dentre outros, sendo ocasionados de forma isolada ou conjuntamente.

Além da parte exterior, o destacamento pode acontecer em pisos e paredes internas, incomodando muito os usuários por diversos fatores, e mais, isso faz com que os revestimentos deixem de cumprir as suas principais funções, as de proteção, estanqueidade e estética.

Outras patologias também são frequentes: é o caso dos riscos e desgaste em pisos, muito comum e em alguns casos antes mesmo do uso pelo consumidor final, decorrente da areia presente na obra; manchamentos nas superfícies, um exemplo é do uso incorreto de ácido durante a limpeza, danificando o esmalte e fazendo necessário a substituição do piso; eflorescências e gretamento, ocorrido pela dilatação diferencial entre o esmalte e o biscoito da placa cerâmica; além de outro ques muitas vezes possuem danos irreparáveis.

Quer saber mais sobre obras? Vem para a Especialização em Engenharia Diagnóstica Aplicada à Construção Civil.

ANTERIOR PRÓXIMA