A Ferramenta BIM na Orçamentação

A Ferramenta BIM na Orçamentação

Além de se tratar de uma nova tecnologia, o BIM é a indução para se pensar o fluxo de elaboração de um projeto. A sua concepção integrada só é possível por meio de três frentes: a modelagem baseada no objeto, colaboração baseada no modelo e integração baseada na rede.

Embora os quantitativos extraídos dos modelos BIM sejam confiáveis, eles não expressam a realidade financeira de uma obra, englobando os serviços, insumos indiretos, impostos e demais fatores de custo não passíveis de ser modelados. Todos esses e as decisões acoplam o custo do empreendimento. 

Lima (2008) destaca que "segundo Eastman et al (2008) nenhuma ferramenta BIM possui todas as ferramentas de uma planilha eletrônica ou pacote para orçamentação, de forma que os orçamentistas devem identificar um método que trabalhe melhor para seu processo de orçamentação específico". 

Decorrente disso, menciona-se três sugestões para os profissionais:

1 - Exportar os números de objetos da edificação para um software de orçamentação
O orçamentista pode extrair para uma planilha ou banco de dados externo, sendo uma das ferramentas de orçamento mais utilizada, o MS Excel.

2 - Conectar a ferramenta BIM a esse software de orçamentação
A segunda opção é o uso de plug-in na ferramenta BIM a ser utilizada, apresentando informações dos modelos de forma e indicando os passos e recursos necessários para a construção do mesmo, além da mão de obra, equipamentos, matérias e gastos com tempo e custos associados.

3 - Utilizar a ferramenta BIM de levantamento de quantitativos
Sugere-se o emprego de ferramentas especializadas para a extração de quantitativos por meio da conexão a ferramentas BIM. 

Vale ressaltar que as alterações nas ferramentas especializadas exigem a conexão das modificações no objeto do modelo às tarefas apropriadas de orçamentação. "Forgues et al (2012) afirmam que a aplicação do BIM na orçamentação é costumeiramente chamada de ‘5D BIM’" (LIMA, 2018).
Na concepção de Vitásek & Matějka (2017), o BIM na orçamentação deve ser aplicado "de modo que o orçamentista não realize mais o levantamento de quantitativos, mas sim que apenas revise os dados extraídos dos softwares". A ação resultaria na poupança de tempo da conferência dos desenhos bidimensionais isso para o levantamento dos quantitativos e, depois, a estimativa de custo.

Se liga na Especialização em Compatibilização de Projetos e Planejamento de Obras em Ambiente BIM

Referências:

LIMA, Camila Borges Moreira de. Como elaborar orçamento utilizando processo BIM. 2018. 171 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

ANTERIOR PRÓXIMA