O crescimento do mercado fitoterápico

O crescimento do mercado fitoterápico

Segundo os dados do Ministério da Saúde (MS) indicam que houve um crescimento de 161% na busca da prática em que e utiliza plantas para o tratamento de doenças, a fitoterapia.

Desde 2012, o MS investiu mais de R$30 milhões em 78 projetos com plantas medicinais e fitoterápicos no âmbito do SUS. Entre 2013 e 2015, a busca por tratamentos à base de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos pelo SUS mais que dobrou. O uso da fitoterapia na saúde pública comprova sua eficácia.

Em termos internacionais, houve um crescimento no mercado de fitoterápicos no mundo de 7% em 2013, tendo movimentado R$ 1 bilhão por ano, de acordo com projeções do Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais (IBPM).

Assim como os medicamentos comuns, os fitoterápicos devem ser utilizados com prescrição e ter um acompanhamento de um profissional de saúde. São diversos os benefícios, mas também há contraindicações e sempre há um profissional por traz disso tudo, com o conhecimento necessário para avaliar o melhor tratamento.

Para se profissionalizar nessa área emergente, o Instituto Monte Pascoal oferece a especialização em Terapia Ortomolecular e Fitoterápica "Ênfase na Prática Clínica", para ver mais sobre o curso acesse

ANTERIOR PRÓXIMA