Projetos Estruturas em Aço

Projetos Estruturas em Aço

O aço tem sido cada vez mais utilizado em construções no Brasil, tanto como elemento estrutural quanto como revestimento. Trata-se de um material que não impacta demais o meio ambiente, pois consome pouca energia e matérias-primas em seu processo de fabricação; gera poucos resíduos e poeira. Além disso, economiza água e é 100% reciclável sem perder suas qualidades.

Desde o século XVIII, quando apareceram as primeiras estruturas metálicas na construção civil, o aço tem transformado a vida. O aço sempre esteve associado à ideia de modernidade e inovação, traduzida em obras. A utilização do Aço no Brasil a partir da metade do século XIX, as transformações sociais econômicas e culturais sofridas pela sociedade brasileira ocasionaram um impulso grandioso no e desenvolvimento na área da construção civil.

Os aços possuem excelentes propriedades mecânicas: resistem bem à tração, à compressão, à flexão, e como é um material homogêneo, pode ser laminado, forjado, estampado, estriado e suas propriedades podem ainda ser modificadas por tratamentos térmicos ou químicos.

Quando analisamos o custo financeiro, também se verificou uma considerável oportunidade vantajosa, já que o mesmo não necessita de nenhum método inovador ou revolucionário em sua execução, logo assim se reduzindo o custo do processo geral.

Desde as primeiras pontes metálicas até os edifícios mais modernos atualmente, a utilização do aço nas construções tem sido cada vez mais aplicada, devido ao seu aspecto arrojado e eficiente para muitos tipos de obra. A Torre Eiffel é um exemplo, construída em 1889 em Paris, é uma das estruturas metálicas que mais trouxe a ideia de modernidade e Inovação para o mundo. É formada por 18000 peças, totalizando 1700 toneladas de aço com altura de 300 metros, atraindo muitos turistas de todo o mundo.

ANTERIOR PRÓXIMA