Segurança nos canteiros de obra

Segurança nos canteiros de obra

A  segurança no canteiro de obras é tão importante que é objeto de fiscalização por várias entidades oficiais. Ou seja, não é brincadeira quando o assunto é a segurança dos trabalhadores. Em um canteiro de obras, essa segurança deve ser ainda mais reforçada. 

Todos os integrantes da construção são responsáveis pela segurança, todavia, existem profissionais que estudam sobre o gerenciamento de obras e as leis e regulamentos que devem ser aplicadas. 

Manter a segurança nos canteiros de obra é necessário para a boa segurança dos trabalhadores. É preciso prevenir acidentes, cumprir com as normas reguladoras e fazer a manutenção preventiva dos equipamentos.

Todas as atividades referentes à segurança no canteiro de obras são de extrema importância para um projeto de construção. Independente da dimensão da obra e dos números de profissionais envolvidos, uma gestão eficaz do que ocorre no canteiro é imprescindível.

Para isso é preciso:

- Colocar a segurança sempre em primeiro lugar;

- Garantir o uso dos EPIs corretos, ou seja, os equipamentos de segurança;

- Seguir as normas regulamentadoras;

- Fazer a manutenção preventiva das máquinas e equipamentos. Todos precisam estar em bom estado de funcionamento;

- Conhecer e aplicar as normas regulamentadoras para aplicação nos canteiros de obras.

Melhor do que esperar por algum problema para a tomada de providências é prevenir, correto? Um bom gestor também pensa assim, e por isso, ele deve conhecer o MBA em Planejamento, Gerenciamento e Execução de Obras e ter ainda mais autonomia e segurança para as tomadas de decisões.

ANTERIOR PRÓXIMA