Elementos para mensurar a produtividade na construção civil

Elementos para mensurar a produtividade na construção civil

Com o aumento da competitividade na indústria da construção civil, umas das maiores preocupações das empresas do ramo têm sido no aumento da produtividade, que nada mais é do que a aplicabilidade de transformar recursos em produtos. Embora seja confundido com produção e estejam interligados, os termos se distinguem, sendo este o fruto da atividade resultante dos melhores índices de produtividade.

Buscando auxiliar os gestores de obra, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Sesi Nacional, lançou, no ano de 2017, o Manual Básico de Indicadores de Produtividade na Construção Civil. Nele, é apresentado os indicadores do uso de mão de obra e de material.

Na mão de obra, os índices são denominados RUP (razão unitária de produção).  A RUP é apresentada na forma de RUP cumulativa, representando o esforço total acumulado na proporção do serviço executado e útil nos orçamentos; ou RUP potencial, ligada aos ciclos de execução do serviço, sem nada bloquear o serviço, geralmente empregada para definir o tamanho das equipes.

Além das unidades que compõem os serviços de fôrmas, armação e concretagem o Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI) oferta os preços unitários dos insumos, atualizados mensalmente e distintos em cada região. Cientes dos valores, os gestores da obra escolhem a composição para, a partir delas, extrair os valores de RUP e CUM para a precisão da produtividade da obra.

Planejamento, gestão e melhoria nas condições de trabalho são alguns dos fatores que influenciam diretamente no processo produtivo. A mensuração da Produtividade Total de Fatores (PTF) com outros indicadores permitem analisar o ciclo de crescimentos de forma mais qualitativa, e quanto maior o seu número proporcionalmente é a sua eficiência.

Assim, ao responder as perguntas "Quantos operários? Quanto vai custar? Como premiar os operários? Quanto de material?" chegará a resposta final, a produtividade.

Conheça nossa especialização Compatibilização de Projetos e Planejamento de Obras em Ambiente Bim.

ANTERIOR PRÓXIMA