Como usar o BIM em projetos de edificações

Como usar o BIM em projetos de edificações

O Building Information Modeling (BIM), em português, Modelagem da Informação da Construção, é o novo conceito quando se trata de projetos para construções. Diferente do desenho usual em 2D, uma mera representação planificada do que será construído, a modelagem com o conceito BIM trabalha com modelos 3D mais fáceis de assimilar e mais fiéis ao produto final. Numa comparação simples, seria como abandonar a ideia de fazer o planejamento desenhando mapas e trabalhar diretamente com maquetes.

O BIM ajuda em diversos projetos, sobretudo em edificação. Com esse sistema, você pode fazer a modelagem em ambiente naturalmente tridimensional, já que possui diversas informações relacionadas a esse modelo. Assim, é possível ter a modelagem de uma edificação com as características térmicas já inseridas nas superfícies como paredes, lajes e aberturas.

As ferramentas BIM são essenciais para oferecer ao projetista a possibilidade de explorar alternativas de projeto, evitando o processo exaustivo de reentrada de geometria tridimensional e outros dados necessários para a execução das simulações energéticas, dessa forma dinamizando e otimizando todo o processo. O especialista em Compatibilização de Projetos e Planejamento de ambiente BIM trabalha a elaboração e o gerenciamento de obras com ferramentas BIM.

ANTERIOR PRÓXIMA