A Ética no Contexto Empresarial

A Ética no Contexto Empresarial

A ética é primordial para as diferentes áreas da sociedade e tem se desenvolvido em múltiplas teorias e aplicações. No contexto empresarial, as questões de caráter ético e social são pontos de diferenciação às organizações. Assim, a responsabilidade empresarial se sustenta nas ações, medidas e estratégias concebidas pelas instituições e que possibilitam a interação entre todas as partes, ocasionando na satisfação.

Ética, palavra que vem do grego ethos, é definida por Abbagnamo (1998) como uma ciência da conduta. Ela se refere ao estudo dos juízos e qualifica a perspectiva humana como do bem e/ou do mal. A ética aplicada aparece como uma tentativa de sanar os problemas, sendo uma reflexão sustentada na realidade. 

Ética aplicada 

Considerado um tema contemporâneo, a ética aplicada (ethical turn) insere a preocupação com os interesses e as necessidades de uma sociedade em constante modificação. Portanto, além da fundamentação faz necessário normatizar as práticas em situações específicas. 

O conceito surgiu nos anos 1960 e 1970 em diferentes setores, como é o caso da bioética, a ética que reflete sobre a vida (animal e ambiental) e a ética nos negócios. "Em outras palavras, esses novos âmbitos abarcam a bioética, a genética, a ética econômica, a ética dos negócios e do mundo empresarial, a ética dos meios de comunicação (ou da mídia), a ecoética ou a ética do meio ambiente, a infoética e assim por diante" (BRITTO, 2007).

Ética empresarial 

"[...] Para LEISINGER (2001), moral empresarial é o conjunto daqueles valores e normas que, dentro de uma determinada empresa, são reconhecidos como vinculantes. E a ética empresarial reflete sobre as normas e valores efetivamente dominantes em uma empresa, interroga-se pelos fatores qualitativos que fazem com que determinado agir seja um agir ‘bom’" (BRITTO, 2007).

Em síntese, como destaca Soares, a ética empresarial diz sobre a atitude e a conduta de uma empresa e/ou uma organização com os seus empregados, os seus clientes, os fornecedores, os investidores e a comunidade como um todo. Nesse sentido, é primordial com que o respeito às leis e aos regulamentos sejam devidamente cumpridos. 

Especialização em Compliance, Riscos e a Lei Anticorrupção Nacional. 

Referências:

BRITTO, Bárbara Neves de. Ética e Responsabilidade Social Empresarial na utilização da

Tecnologia da Informação. 2007. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos07/1413_Etica%20e%20RSE%20no%20uso%20da%20TI.pdf. Acesso em: 17 out. 2019.

ANTERIOR PRÓXIMA