Gestão Estratégica

Gestão Estratégica

Se deseja empreender e gerir o próprio negócio, é necessário estar preparado às mudanças. Tomar a decisão certa, no momento certo faz toda a diferença. A gestão estratégica passa a ser uma excelente alternativa a ser utilizada pelas empresas, servindo para orientar no momento de tomada de decisão.

A gestão estratégica é o conjunto de práticas e objetivos definidos pelos principais gestores de uma empresa, levando em consideração os ambientes interno e externo da companhia. Além de determinar os principais objetivos de uma organização em determinado período de tempo, os executivos também são responsáveis por definir como esses objetivos serão alcançados e alocar recursos para que as metas se concretizem.

Para aplicar e ter resultados, a gestão estratégica deve passar por etapas, tais como:

- Grandes resultados demandam de grandes projetos, inovar e atrair assim novos tipos de clientes para aumentar o faturamento, ou aumentar o ticket médio dos clientes atuais;

- Grandes projetos demandam execução e controle de alto nível, é interessante definir uma série de marcos para o projeto ao longo de sua implantação, dessa forma é possível verificar a probabilidade dele gerar o resultado esperado;

- Execução de alto nível é consequência de um planejamento estratégico eficiente, é importante ter metas, mas também é fundamental planejar cuidadosamente cada passo para atingi-las.

Resumindo: planejar, executar e controlar. Para se destacar nesta área, ter uma especialização para compreender como gerir seu negócio é fundamental. A gestão estratégica engloba muitas vertentes, e conhece-las a fundo também é importante, ser um empreendedor demanda estudo.

ANTERIOR PRÓXIMA