Gestão de Empreendimentos na Construção

Gestão de Empreendimentos na Construção

Compreende-se por gestão o processo de trabalho cujas pessoas e recursos são envolvidos para realizar objetivos organizacionais com eficiência e eficácia. Portanto, para que as atribuições sejam executadas de forma adequada precisa-se que o gestor domine a accountability, que nada mais é do que a autoridade e a responsabilidade nas tarefas e decisões.

Ainda dentro da perspectiva da gestão, Santos destaca cinco elementos essenciais que ela deve comportar:

1 - Avaliação racional da situação;
2 - Definição sistemática e realista dos objetivos e finalidade;
3 - Seleção sistemática da estratégia para alcançar os objetivos;
4 - Desenho (concepção), planejamento, organização, direção e controle necessários para implementar a estratégia; 
5 - Motivação e recompensa de todos os que realizarem as tarefas.

As ações são sustentadas em um programa preliminar do empreendimento, cujo conteúdo contém os objetivos do empreendimento, as características gerais, a localização e as pré-existências do empreendimento, as suas indicações financeira, além dos seus elementos básicos (âmbito, custo, prazo, qualidade, organização, comportamento, funcionamento, exploração, conservação).

Na construção

Dentro do cenário da construção, as empresas e os órgãos objetivam apresentar um trabalho de qualidade para possuir a liderança no mercado acirrado e disputado. Com isso, é ainda mais necessário oferecer um diferencial e introduzir um sistema de gestão de empreendimentos eficiente para proporcionar um produto de qualidade e com um bom preço.

Nesse sistema de gestão, dois eixos de destaque são o custo e o prazo. Geralmente dependentes um do outro, se priorizados de maneira não equivalente acabam por ocasionar em problemas. No caso de se enfatizar o custo, há a sub-contratação de empreiteiros com pouco domínio, materiais com qualidade inferior, dentre outras escolhas que acarretam na negatividade do prazo do empreendimento. Ou, caso se priorize o prazo, em alguns casos há a demanda maior dos custos. 

Portanto, muitos contratempos podem ser evitados na etapa de planejamento e, caso não seja feito de forma coerente, encontrará dificuldades no desenvolvimento e entrega. Consequentemente, o cronograma antes apropriado passa a ter um prazo menor, o que acarreta em gastos e em uma imagem negativa se atrasado.

Como destaca Lucariny (2013), "se houver mudanças, os gestores devem estar preparados para implementá-las e alterar seu planejamento de acordo com o que é imposto por elas (GHAREHBAGHI & McMANUS, 2003)". Assim sendo, o domínio do gerenciamento e a gestão de empreendimentos eficiente permitem a execução dentro do cronograma, reduzindo os custos, com mão de obra e materiais de qualidade, além de evitar prejuízos e atrasos.

Conheça a nossa Especialização em Compatibilização de Projetos e Planejamento de Obras em Ambiente BIM

Referências:

LUCARINY, Luciano Haas. Gestão de Empreendimentos: Fatores que influenciam a gestão de prazos na construção pesada. 2013. 55 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Escola Politécnica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

SANTOS, Domingos Martins de Araújo. Gestão de Empreendimentos. Disponível em webartigos. Acesso em: 14 ago. 2019.  

ANTERIOR PRÓXIMA