Finanças corporativas

Finanças corporativas

Toda e qualquer empresa precisa manter a gestão e as finanças corporativas em ordem. A gestão financeira fornece o suprimento pata todas as áreas, e o mau funcionamento pode comprometer gravemente o desempenho dos negócios. Não se trata apenas das contas a pagar ou receber de uma empresa, mas sim de fazer com que a empresa tome uma postura mais competitiva para se destacar. Hoje, é preciso desempenhar tarefas estratégias em uma gestão, com proatividade e participação no mercado.

A história empresarial começou muito antes do capitalismo moderno, sendo uma criação medieval, desde então as finanças corporativas fazem parte do dia a dia. As finanças estão ligadas aos estudos realizados sobre as decisões ligadas ao dinheiro de um negócio, o que, basicamente, envolve tudo que é decidido dentro do empreendedorismo, não importa a área.

Por meio das finanças, serão decididas questões como os investimentos a serem realizados, a necessidade de financiamento de projetos por terceiros, o correto estabelecimento dos dividendos, pagamentos de contas, separação de gastos fixos e variáveis, entre outras ações.

Ao controlar as finanças, a empresa tem consciência sobre a real situação financeira. Ou seja, sabe exatamente quanto tem em caixa, os valores que podem ser investidos, entre outras variáveis.

Como as finanças corporativas são trabalhadas? Através de planejamento estratégico, análise de rentabilidade e gestão de ativos e passivos. E como medir a saúde financeira do negócio? Estudando o faturamento, os recebimentos, custos fixos e variáveis, índice de endividamento, ticket médio, entre outros.

Para ter um bom serviço de finanças corporativas, é preciso entender sobre elas. A área em que se deve apostar é na área de Empreendedorismo, Gestão e Inovação; pois visa ser um meio de sistematização e integração da gestão nas diversas dimensões, seja de marketing, econômica, financeira ou pessoas.

ANTERIOR PRÓXIMA