Auditoria interna x Compliance

Auditoria interna x Compliance

Muitos confundem a área de Auditoria Interna com a de Compliance. Mas você sabe a diferença entre elas? É bem simples!

A auditoria interna e uma área de compliance, na verdade, são complementares e ambas fundamentais para garantir a integridade da empresa. Apesar da estrutura de compliance ainda ser nova para algumas empresas, para os especialistas, essa medida já não é mais vista como um diferencial, mas como uma obrigação para a administração para garantir longevidade em seus serviços e produtos.

Acontece que empresas que não fortalecem seus controles podem ser vítimas de fraudes por falhas operacionais e fragilidade dos processos. Entretanto, antes de implantar uma estrutura de compliance, é necessário se atentar às diferenças que existem no processo de aplicação e de estrutura de diretrizes e, é nessa hora, que o consultor de compliance se faz necessário dentro das empresas.

O compliance busca definir e estabelecer regras, procedimentos diários, treinamentos, além de conscientização de normas para que as partes envolvidas estejam cientes, acionistas, colaboradores, fornecedores, funcionários, entre outros.

Já a auditoria interna, por sua vez, tem o papel de identificar as oportunidades de aperfeiçoamento, de modo que as irregularidades sejam detectadas na corporação, tornando o controle mais eficiente.

Agora que você já sabe que, apesar de diferentes em termos técnicos, elas são complementares, saiba como se tornar um especialista em Compliance, Riscos e a Lei Anticorrupção Nacional.

ANTERIOR PRÓXIMA