Ética nos negócios

Ética nos negócios

A ética e a moral são dois pilares muito valorizados no mundo corporativo, porém é possível identificar constantemente a ocorrência de desvios de conduta nos negócios, seja dentro do âmbito da administração pública quanto da privada. Em uma competição desenfreada, algumas pessoas e organizações consideram que a frase maquiavélica "os fins justificam os meios" deva ser empregada de forma literal, o que acaba por minar os pilares da ética e frustrar o ser social.

Portanto, para que o negócio se sustente em uma condução ética faz necessário e relevante a construção de valores, tendo em vista que a consciência, a competência e o envolvimento não se constroem somente por conceitos preestabelecidos mas, principalmente, da sintonia entre o pensar, o sentir e o agir. 

A ética

Derivada do grego (ethos), a palavra ética possui como significado caráter e modo de ser. É, portanto, o nome conectado às diferentes maneiras que o indivíduo reage ou responde ao tradicionalmente estabelecido, isso após julgar as ideias mediante os seus valores individuais de bem e mal. Porém, a ética se refere apenas às ações humanas, já que os outros seres agem conforme os seus instintos, sob determinismos biológicos.

Alves (2002) considera que "só podem ser consideradas ações morais ou éticas aquelas que resultaram da liberdade de definir o que é certo ou errado, de aceitar agir de uma ou outra maneira, de decidir mudar as regras porque não as considera coerentes com seus valores de certo ou errado, mesmo que, para isso, tenha de enfrentar os detentores de poder (familiar, político, religioso, militar, econômico ou outra, inclusive a opinião pública). As que  foram movidas por instinto, sob forte pressão psicológica ou por pressão de outros, sem qualquer possibilidade de escolha do sujeito, essas estão isentas de julgamento moral ou ético".

No ambiente organizacional e no contexto de gestão das empresas, a ética se dedica ao estudo dos códigos morais que orientam as decisões empresariais, assim como o modo em que elas afetam as pessoas e toda a comunidade envolvida, partindo de um conjunto socialmente aceito de direitos e obrigações individuais e coletivas. As empresas ditas como éticas são aquelas cuja conduta é valorizada pela sociedade e nas quais as políticas reconhecem-se sintonizadas com a moral vigente. (ALMEIDA, 2007).

Dentro desse contexto, a ética empresarial delimita a moral e a conduta dentro das empresas. Quando a organização adota esses princípios básicos ela floresce o potencial para evoluir de maneira sustentável, sendo bem vista pelos clientes e concorrentes por sua responsabilidade social. No mundo corporativo, esse pilar passou a ser visto como meta a ser alcançada por tamanha importância para os resultados, sucesso financeiro, inovação e excelência.

Corre para a Especialização em Compliance, Riscos e a Lei Anticorrupção Nacional

Referências:

ALMEIDA, Filipe Jorge Ribeiro de. Ética e desempenho social das organizações: um modelo teórico de análise dos fatores culturais e contextuais. Rev. adm. contemp.,  Curitiba ,  v. 11, n. 3, p. 105-125,  Set. 2007 . Disponível em: . Acesso em: 21  Ago. 2019.  

MURGEL, Deborah Orsi; SILVA, João da Cruz Oliveira da; NEVES, José Manoel Souza das. A ética nos negócios como diferencial competitivo. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2006_TR550371_8093.pdf. Acesso em: 21 ago. 2019.

ANTERIOR PRÓXIMA