Lean Construction

Lean Construction

Você já ouviu falar de lean construction? O termo inglês cuja tradução literal é construção enxuta designa a adoção dos princípios do Lean Production (produção enxuta) na construção civil. Implementado pela Toyota, na década de 1940, o sistema de produção possuía como objetivo maior elevar a produtividade e a eficiência por meio da redução de desperdícios, gargalos, tempos de espera e superprodução. 

Para isso, os principais métodos empregados foram o de TQM (Total Quality Management) e JIT (Just in Time). O TGM é uma iniciativa de gestão que possui o intuito de criar uma cultura de confiança, participação e aprendizado contínuo por todos os envolvidos nas ações da empresa. Já o JIT um sistema de administração caracterizado pela determinação de que nada deve ser produzido, transportado ou comprado sem ser na hora exata.

Assim sendo, a sua principal diferença do sistema tradicional está no modo como os processos produtivos são tratados. Nesse sentido, a intenção é otimizar os processos, diminuindo ou eliminando as etapas que não agregue valor ao cliente e são desnecessárias, como é o exemplo do retrabalho, tempo de espera e fluxo de materiais. Portanto, consequentemente percebe-se que o conceito de lean construction está totalmente ligado à satisfação do cliente.

O Sebrae-SC (2018), inclusive, lista os benefícios identificados com a sua aplicabilidade:
 

  • Otimização dos processos, através da eliminação ou redução das atividades desnecessárias e da padronização das etapas, tornando o canteiro de obras mais produtivo.

  • Maior satisfação dos clientes e mais valor agregado às entregas, já que com a metodologia às necessidades dos clientes e mercados são mais ouvidas, produzindo o mais próximo do que eles buscam.

  • Processos mais ágeis e redução de tempo de ciclo.

  • Identificação de riscos e falhas antecipadas, permitindo uma ação rápida.

  • Redução de desperdício de materiais.

Se inscreva na Especialização em Compatibilização de Projetos e Planejamento de Obras em Ambiente BIM. 

Referências:

SEBRAE-SC. Lean Construction: como essa metodologia pode ser benéfica para negócios do setor de Casa & Construção. Disponível em. Acesso em: 20 set. 2019. 

ANTERIOR PRÓXIMA