Como ser um líder?

Como ser um líder?

A liderança vai muito além do que estar em uma posição superior aos demais. Por isso falamos em "líder" e não em "chefes". 

Algumas atitudes, por mais que simples, ajudam a melhorar e fazer a diferença no momento de liderar uma equipe ou alguns colaboradores. confira a lista abaixo:

1 - Saber ouvir, dar e receber feedbacks
Adotar a postura de ouvir e receber feedbacks é uma postura importante de quem deseja ser um líder no trabalho. Isso significa que você valoriza o trabalho feito e também entende que precisa melhorar, por isso, pede um retorno significativo; 

2 - Saber delegar as tarefas corretamente 
Aquele que lidera dá autonomia aos demais e divide com eles a responsabilidade do crescimento e sucesso do setor. Criando oportunidades, mas sempre respeitando a função de cada um. 

3 - Investir nas habilidades dos colaboradores
o líder  investe e proporciona um espaço para que cada funcionário possa evoluir e aperfeiçoar as habilidades que tem. Como isso ocorre? O plano de carreira é um exemplo a ser seguido! 

4 - Investir na sua liderança também 
Bons líderes não se esquecem deles mesmo. É preciso investir na sua especialização também. Se manter atualizado e por dentro do mercado é de extrema importância ao querer se tornar um líder nato! 

5 - Compartilhar comemorar as conquistas 
Um líder faz questão de compartilhar a conquista e reconhecer que ela só foi possível por conta do desempenho, esforço e proatividade de todos.

Ou seja, a diferença entre chefe e líder vai muito além do ambiente de trabalho, ela abrange as relações interpessoais, satisfação pessoal, metas e feedbacks. 

ANTERIOR PRÓXIMA