Terapia Ortomolecular

Terapia Ortomolecular

Você já ouviu falar de terapia molecular? E sabe do que se trata? A terapia ortomolecular é um tipo de tratamento, da área da medicina alternativa, feito com vitaminas e minerais, cujo intuito é fortalecer as pessoas no nível físico, emocional e metabólico. O seu objetivo é também promover hábitos de vida saudáveis, por meio de uma alimentação equilibrada e uma redução de toxinas.

A nomenclatura possui origem grega e é derivada da palavra orthos, no qual o significado é normal, exato, direito, correto e justo. O termo foi cunhado em 1960 por Linus Pauling, Prêmio Nobel de Química (1954), sendo delimitado como: "Medicina ortomolecular é conservar a saúde ótima e tratar as enfermidades variando as concentrações das substâncias que normalmente estão presentes no organismo e são necessárias para uma boa saúde".

O seu processo de avaliação permite com que o terapeuta consiga, a partir dos elementos caracterizantes, identificar os motivos e sintomas de cada um, antes mesmo de considerar as possíveis causas. Um dos maiores diferenciais deste tipo de terapia consiste em avaliar os sintomas clínicos e subclínicos individuais, observando as peculiaridades, as emoções, estilo de vida, alimentação e inserindo os tratamentos de cada quadro, incluindo se necessário os 45 nutrientes básicos ao metabolismo.

Considerado um tratamento inteligente, já que a pele é o sistema de proteção natural do organismo, é assim que o tratamento ortomolecular repõem os minerais e vitaminas do corpo. Exercendo a função de uma espécie de 'boquinha', os poros se alimentam somente da quantidade que o corpo necessita, não ingerindo excessos. 

Portanto, a reposição dos minerais e vitaminas é realizada na região do antebraço, com o apoio de um aparelho ionizador, cujo papel é auxiliar na dilatação dos poros e provocar os elementos com uma pequena carga elétrica, facilitando o estímulo do equilíbrio metabólico.

Quer entender mais das terapias ortomoleculares? Conheça a Especialização em Terapia Ortomolecular e Fitoterápica "Ênfase na Prática Clínica"

Referências:

LICHTENTHALER, Wilian. Terapia Ortomolecular. Dipsonível em: https://www.eusemfronteiras.com.br/terapia-ortomolecular/. Acesso em: 18 jul. 2019

SANTINI ORTOMOLECULAR. Terapia Ortomolecular. Disponível em: http://www.santiniortomolecular.com.br/terapia-ortomolecular.htm. Acesso em: 18 jul. 2019.

ANTERIOR PRÓXIMA