As Competências Gerenciais

As Competências Gerenciais

Com a constante globalização da economia, o mercado acaba por exigir que as organizações se adequem ao novo cenário, desenvolvendo competências fundamentais à gestão empresarial. No cenário da gestão pública também não se diversifica muito, tendo em vista que as aptidões da gestão se concentram no centro das tensões institucionais. (FREITAS; ODELIUS, 2018).

Desse modo, a temática das competências gerenciais (MC) tem se propagado no âmbito organizacional, inclusive, ganhando relevância acadêmica por estar relacionada a fenômenos como aprendizagem, desempenho e estratégia das (nas) organizações. O termo é frequentemente associado a palavras-chaves, como formação, capacitação, ação, articulação, resultados, perspectiva dinâmica, autodesenvolvimento e interação. 

Competências

A nomenclatura competência é empregada na perspectiva jurídica, desde a Idade Média, para designar incumbência, responsabilidade para julgamento ou emissão de pareceres. Portanto, nos anos 1970 o conceito migra para a área da Psicologia Organizacional, sendo abordada principalmente pelos autores Gilbert e McClelland, ao estudar as competências individuais no trabalho. Duas décadas depois, passa a ganhar destaque na Administração, incorporando-se aos estudos organizacionais na década de 1990 (FREITAS; ODELIUS, 2018).

Portanto, a designação "competências gerenciais" surgiu no ano de 1982, sendo empregada pela primeira vez por Richard Boyatizis. A sua obra The Competent Manager: A Model for Effective Performance, levanta 21 competências (classificadas em 6 dimensões), cujas quais devem compor o perfil ideal de um gestor: Dimensão Metas e Gestão pela Ação; Dimensão Liderança; Dimensão Recursos Humanos; Dimensão Direção dos Subordinados; Dimensão Foco em outros clusters; e Dimensão Conhecimento Especializado. 

Cada dimensão exige características específicas, as quais descrevemos abaixo:

Dimensão Metas e Gestão Pela Ação
- Orientação eficiente
- Produtividade
- Diagnóstico e uso de conceitos
- Preocupação com impactos 

Dimensão Liderança 
- Autoconfiança
- Uso de apresentações orais
- Pensamento lógico
- Conceitualização

Dimensão Recursos Humanos 
- Uso de poder socializado
- Otimismo
- Gestão de grupo
- Autoavaliação e senso crítico

Dimensão Direção dos Subordinados
- Desenvolvimento de outras pessoas
- Uso de poder unilateral
- Espontaneidade

Dimensão Foco em outros clusters
- Autocontrole
- Objetividade perceptual
- Adaptabilidade
- Preocupação com relacionamentos próximos

Dimensão Conhecimento especializado
- Memória
- Conhecimento especializado 

Conheça nosso MBA em Empreendedorismo, Gestão e Inovação. 

Referências:

FREITAS, Pablo Fernando Pessoa de; ODELIUS, Catarina Cecília. Competências gerenciais: uma análise de classificações em estudos empíricos. In: Cad. EBAPE.BR, v. 16, nº 1, Rio de Janeiro, Jan./Mar. 2018, p.35-49.

ANTERIOR PRÓXIMA