Lean Construction na construção civil

Lean Construction na construção civil

Lean Construction é o termo em inglês para designar um processo de construção enxuta. O seu objetivo é agir considerando questões sustentáveis, evitando o desperdício de matéria prima, tempo e dinheiro. Dentre outros benefícios, sua adoção traz aumento de produtividade, redução de custos e no tempo de entrega do produto final aos clientes, elevando o nível de satisfação e eficiência do mercado.

Esse sistema de produção foi desenvolvido pela Toyota na década de 1940, e o principal objetivo foi aumentar a produtividade e a eficiência através da redução de desperdícios, gargalos, tempos de espera e superprodução. Para isso, as principais metodologias usadas foram o TQM (Total Quality Management) e JIT (Just in Time).

Os princípios do Lean Constrution são:

1 - Reduzir atividades que não agregam valor;

2 - Aumentar o valor do produto de acordo com as necessidades dos clientes;

3 - Reduzir a variabilidade;

4 - Reduzir o tempo de ciclo;

5 - Aumentar a transparência dos processos.

A adoção do Lean Constrution é uma forma eficiente de reduzir as etapas de produção na construção civil, reduzindo custos de forma inteligente e sustentável. É importante saber que essa metodologia envolve a busca por melhorias contínuas de todos os processos, e que isso depende de muita organização, disciplina e acompanhamento constante de informações sobre cada projeto.

ANTERIOR PRÓXIMA