Normalização nas Edificações: Desempenho

Normalização nas Edificações: Desempenho

Que as publicações acadêmicas seguem normas você já sabia, não é mesmo? Mas era de seu conhecimento que a construção civil também é regida por regras? No caso, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela delimitação em ambas as áreas e de tudo que envolve normalização.

Segundo a ABNT, normalização é o "processo de formulação e aplicação de regras para a solução ou prevenção de problemas, com a cooperação de todos os interessados, e, em particular, para a promoção da economia global". Na consolidação dessas regras, a tecnologia é o instrumento aliado para estipular, de forma objetiva e neutra, os atributos que permitam que o produto, projeto, processo, sistema, pessoa, bem ou serviço atendam às finalidades a que se destinam, não se esquecendo dos itens de segurança.

Uma entidade privada e sem fins lucrativos, a ABNT é membro fundador da Organização Internacional de Normalização (ISO), da Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da Associação Mercosul de Normalização (AMN). E, desde 1950, trabalha na conformidade e em programas para certificação de produtos, rotulagem ambiental e sistemas.

Normas de Edificações Habitacionais – Desempenho

Além de criar, planejar, desenvolver projetos, construir e entregar uma obra, a construção civil necessita de garantir o seu desempenho. Decorrente das suscetíveis reclamações depois da aquisição de casas, apartamentos e imóveis comerciais, por motivos de infiltração, pintura mal feita, mal acabamento, azulejos e pisos desalinhados, quebrados ou soltos, tornou-se necessário a criação de padrões normativos.

Nesse sentido que surge, em 2013, a NBR 15575, uma norma nacional que engloba qualidade dos produtos e os efeitos que seus resultados causam na satisfação dos consumidores. Agregando em seu conteúdo normas já existentes, como as que se aplicam as questões de segurança contra incêndio e pânico, que é o exemplo a NBR 13434, e outras que versam sobre a garantia e o conforto.

Assim, a NBR 15575 avalia um edifício residencial por 5 sistemas distintos:

- Estrutura
- Sistemas hidrossanitários
- Pisos
- Coberturas
- Vedações

Para cada uma destas etapas, nas quais se inclui os requisitos gerais de obras, estabelecem-se critérios, objetivos de qualidade, padrões e procedimentos de medição e monitoramento das características em cada etapa da construção.

Venha entender um pouco mais sobre o universo da construção! Especializa-se em Compatibilização de Projetos e Planejamento de Obras em Ambiente Bim!

ANTERIOR PRÓXIMA