Peeling químico X Melasma

Peeling químico X Melasma

Um fator que promove o ganho na cor da pele e consequentemente a formação de manchas é a radiação ultravioleta, que penetra a pele principalmente pela exposição solar que atinge as camadas mais superficiais da pele, a epiderme e a derme, causando o melasma, uma disfunção epitelial, ou seja, que pode ser resolvida com a descamação dessa primeira camada. Mas o processo não é tão simples assim.

O que é Melasma?

Caracterizado pelas manchas mais escurecidas que causa, o melasma trata-se do desenvolvimento de hipermelanose em alguns locais principalmente do rosto e cometendo principalmente as mulheres. Outros fatores também podem provocar o melasma, como a predisposição genética, alterações hormonais e gravidez. O problema é bastante conhecido na estética e é um dos assuntos mais recorrentes nos consultórios e clínicas.

Alguns estudos indicam que a doença se desenvolve devido a imunorreatividade do hormônio estimulador de melanócitos-a, e promove um aumento da elastose dérmica e de melanossoma, que correspondem as células responsáveis pela síntese de melanina. Existem três tipos de melasma: o centrofacial, o malar e o mandibular, que correspondem a essa nomenclatura mais especificamente por conta do local no rosto em que acometem. 

Uma resposta da causa do melasma também está fielmente relacionada a qualidade hormonal, tanto que, em mulheres com a doença, apesar de não ser uma regra, é comum que após a menopausa as manchas desapareçam, no entanto, esperar até que isso ocorra é um processo degradante, por isso o mercado é muito requisitado por produtos e tratamentos que sejam eficazes, e o laser está nos primeiros lugares na lista dos mais cogitados pelas mulheres com melasma, o que se estima em média de 35% da população no Brasil, excetuando-se os homens nessa contagem, tendo em vista que a incidência do problema neles é extremamente menor, numa comparação, estima-se que enquanto 90% das pessoas com melasma são mulheres, apenas os 10% restantes correspondem a população masculina. 

Qual é a resposta do peeling?

O peeling químico é formado por princípios que suavizam a textura da primeira camada da pele removendo as camadas exteriores que foram afetadas, assim, promovendo a destruição de maneira controlada da epiderme e/ou derme com uma regeneração agora sem manchas. Ou seja, trabalha como uma esfoliação dessas primeiras camadas da pele através de ácidos que promovem uma aceleração da renovação celular.

Mercado que não para

A estética não costuma se envolver em crises, mas é necessário estar sempre atualizado para saber de todas as novas técnicas do mercado. Quem é ligado a estética busca sempre por inovação. 

O Instituto Monte Pascoal presa sempre em manter profissionais qualificados e atuantes na área como professores, para que nossos alunos tenham acesso a tudo o que há de mais recente envolvendo o mercado. Para você que faz já faz parte ou quer ingressar no mercado da estética, desenvolvemos um curso de especialização que trabalha as técnicas mais pedidas e recentes do mercado, a nossa especialização em Estética Funcional "Tendências e Harmonização Facial e Corporal" é para você que anseia por um diferencial no mercado.

Faça a sua matrícula!

PRÓXIMA