Supply Chain na Indústria

Supply Chain na Indústria

Você já ouviu falar de supply chain? O termo inglês, cuja tradução é cadeia de suprimentos, designa a relação entre empresas que negociam entre si, tendo como intuito entregar e aprimorar produtos e serviços para os clientes finais. Em síntese, arquiteta o acoplado de métodos, conceitos e formas de conduzir as operações e o fluxo de mercadorias, desde o produtor ao consumidor final. Assim, as suas ações partem da indústria de transformação.

Segundo o Blog Logística (2017), o gerenciamento da cadeia de suprimentos cuida da gestão de todos os processos e fluxos de informações envolvidos no atendimento. "Isso quer dizer que esse tipo de planejamento baseia-se na perspectiva de todo o processo. É preciso obter visibilidade do todo e como cada uma das etapas relaciona-se entre si".

A sua multidisciplinaridade é evidenciada em diferentes áreas, elementos e especialidades que fazem parte de suas etapas. Nisso, pode-se sublinhar:

- Pessoas;

- Modais de transporte;

- Dados;

- Equipamentos;

- Documentos;

- Insumos;

- Organizações e/ou Empresas.

O supply chain não é uma preocupação apenas do fabricante, pelo contrário, atinge todas as atividades econômicas integradas no processo. Porém, ainda que demais elementos da cadeia produtiva tenha participação ativa, como é o caso dos distribuidores, é concentrado na atividade industrial o cerne das operações. Assim, dentro da supply chain encontra-se os distribuidores, transportadores e atacadistas. 

Supply Chain e Logística

Quando vai se referenciar aos conceitos de cadeia de valor, cadeia de suprimentos e logística, é mencionado temas muito íntimos e que habitam a mesma atmosfera. Diante disso, há conflitos entre os conceitos. 

Supply chain já foi discutido; a cadeia de valor nada mais é do que o conjunto de processos contínuos e integrados com o fim de que o produto chegue ao consumidor; já a logística contempla todo o processo envolvido desde a concepção da matéria prima até a entrega do produto, abarcando o transporte, armazenagem, produção, estoque e distribuição.

Portanto, embora os termos supply chain e logística sejam empregados até mesmo como sinônimos, é interessante destacar as distinções entre ambos. Na primeira instância, a logística é associada a operação de movimentação de cargas, como "alocação no armazém; separação e expedição; gestão dos níveis de estoque; movimentação por meio dos modais de transporte". Ou seja, os processos operacionais envoltos na entrega ao destinatário. Por outro lado, a cadeia de suprimentos é interligada as instituições que a compõe, sendo eles os "clientes; varejistas; fabricantes; transportadoras; centros de distribuição" (Blog Logística, 2017).

Vem para o MBA em Empreendedorismo, Gestão e Inovação

Referências:

Blog Logística. Fique por dentro: Entenda o que é supply chain. 2017. Disponível em. Acesso em: 26 set. 2019. 

Egestor (2017). O que é supply chain?. 2017. Disponível em. Acesso em: 26 set. 2019.

ANTERIOR PRÓXIMA