Futuro do Mercado de Ressonância Magnética Nuclear

Futuro do Mercado de Ressonância Magnética Nuclear

Especialistas prevêem um crescimento de 4.82% até 2022 de acordo com o relatório global do mercado ressonância magnética nuclear, e posteriormente, espera-se que essa taxa chegue a 6,4% até 2026. O mercado é crescente e a tecnologia também.

Exame radiológico sem radiação ionizante

A ressonância magnética mostra com detalhes imagens de estruturas internas dos órgãos, proporcionando o diagnóstico de várias enfermidades. É a imagem radiológica de melhor precisão até a atualidade e está em voga desde 1952, descoberta por dois grupos de cientistas liderados por Felix Bloch e Edward Purcell que dividiram o prêmio nobel pelo feito neste mesmo ano. No entanto, as contribuições da técnica só foram reconhecidas pela medicina posteriormente, e por isso é visto como algo tão recente.

O exame é realizado através de um campo magnético e ondas de rádio que possibilitam essa formação de imagens internas do corpo e órgãos no geral, e não emite radiação como outros aparelhos por não trabalhar com radiação, mais sim com esse campo eletromagnético, o que proporciona mais segurança ao paciente e ao profissional, é claro, se não estiverem com materiais metálicos junto ao corpo.

O magnetismo das máquinas suga os elementos de metal, podendo ser letais no menor deslize. É extremamente proibido realizar o exame com elementos de metal como brincos, anéis, dentre outros. Portadores de marcapasso e próteses metálicas também não podem realizar o exame pelo mesmo motivo.

Mercado e qualidade

Como dito, o mercado para a ressonância magnética tem crescido e tem propensão de crescimento ainda para os próximos anos. A tecnologia cresce a cada dia, o exame torna-se mais acessível e é o melhor na área, sendo, em alguns casos, o único exame de imagem possível para vislumbre da situação em qualidade considerável. 

Como tecnologia recente (menos de 100 anos), as pesquisas ainda crescem a cerca buscando melhorar o equipamento e, consequentemente, a qualidade das imagens. Além disso, a carga horária reduzida e o salário atrativo são pontos chamativos para se ingressar nesta área que tende a crescer.

O Instituto Monte Pascoal conta com equipe referência no mercado de trabalho como instrutores dos nossos alunos, propiciando uma visão ampla de mercado da atualidade, preparando os futuros especialistas para um mercado realista, e na especialização em Imagem e Radiodiagnóstico você vê tudo isso em prática!

ANTERIOR PRÓXIMA