Patologias em Instalações Elétricas

Patologias em Instalações Elétricas

As patologias nas construções a muito tempo fazem parte da Construção civil, podendo ser na forma de trincas, fissuras, rachaduras, entre outros. Hoje, podemos observar que esses tipos de problemas são cada vez mais comuns nas estruturas. A Patologia de Estruturas é o campo da engenharia das Construções que se ocupa do estudo das origens, formas de manifestação, consequências e mecanismos de ocorrência das falhas e dos sistemas de degradação das estrutura. 

Dessa forma, o estudo das patologias torna-se de extrema importância na busca de qualidade de uma obra e para que esses problemas venham a ser evitados, é necessário fazer um estudo detalhado das origens para eliminar as manifestações existentes que levam a degradação da estrutura. Atualmente, existem inúmeros tipos de patologias divididas em segmentos da construção civil, como: Patologias em impermeabilizações, em instalações hidráulicas, e em instalações elétricas. 

Instalações elétricas 

Os problemas mais comuns que podem surgir nas instalações elétricas residenciais são os curto-circuito e fuga de corrente. Ambos acontecem principalmente quando existem falhas na isolação dos circuitos, ou seja, nos casos em que há condutores desencapados, ligações mal feitas e fadiga do material isolante. 

O curto-circuito ocorre quando há contato entre condutores energizados pela rede elétrica. Nesse caso, o disjuntor do circuito que está em curto desarma e é fácil descobrir o ponto em que ocorreu o curto. Mas quando uma instalação tiver todas as cargas interligadas em um mesmo circuito, a situação é mais crítica. Para detectar o ponto de teste ligada em paralelo ao disjuntor que está desarmando. Esse profissional saberá que o ponto com problemas foi encontrado quando o brilho da lâmpada diminuir ou cessar. 

Muitas vezes, por economia, são optados materiais mais baratos e mão-de-obra também barata, assim menos qualificada. Esses fatores, além de muitos outros, fazem com que ocorram falhas durante a execução da obra. Com isso, surgem patologias que trazem danos e prejuízos. 

Esteja apto para atuar no ramo da Engenharia Diagnóstica Aplicada à Construção Civil

ANTERIOR PRÓXIMA