Sistemas de irrigação

Sistemas de irrigação

Na produção agrícola existem algumas dificuldades, como o controle de pragas, desenvolvimento de plantações e também o processo de irrigação. Seja nos momentos de chuva em abundância ou na seca, o produtor precisa tomar medidas para que a sua plantação não seja prejudicada. 

Assim, como não lhe é possível fazer o controle do tempo, que é um fator natural, desenvolveram-se algumas alternativas para a aplicação de irrigação artificial no solo por meio da irrigação agrícola. Com isso, as plantas absorvem a umidade adequada e são adequadamente cultivadas. 

Em síntese, nos projetos de grande porte de irrigação, são incluídas barragens, lagos, unidades de bombeamento, canais e tubulações, sistema de distribuição de água e sistemas de drenagem.

Reservatórios

Ainda que não seja prioridade, muitos reservatórios são arquitetados com a finalidade de fornecer água para as atividades agrícolas. Entretanto, em períodos de escassez de água, o destino principal são os lares das famílias , abastecendo tanto os seres humanos quanto os animais - isso é o que dispõe também o Capítulo I da Política Nacional de Recursos Hídricos.

Nos locais cuja variabilidade sazonal se faz presente, como a regiões do Nordeste e parte da vegetação do Cerrado, é quase compulsório o uso da irrigação na agricultura. Portanto, é nessas regiões que se encontram a maior parte dos sistemas de irrigação. Consequentemente, nos locais cujo regime de chuva é mais vívido, sendo o caso do Sudeste e do Sul, quase não são aplicados.

Grupos de Sistemas

Os sistemas de irrigação são elencados nos seguintes grupos:

- Irrigação por superfície
Contempla as formas de irrigação nas quais a condução da água do sistema de distribuição até os pontos de infiltração, dentro da parcela a ser irrigada, é executada mediante a superfície do solo.

- Irrigação por aspersão
Método em que a água é aspergida por cima do terreno, como se fosse a chuva. Tudo isso é feito por conta do fracionamento do jato de água em gotas.

- Irrigação localizada ou gotejamento
Técnica em que a água é aplicada de forma direta na região radicular, com pequena intensidade e alta frequência.

- Irrigação por inundação
Aplicada majoritariamente na rizicultura, a prática é a que mais detém do consumo de água. Isso se dá pelo fato dela criar uma lâmina de água sobre o solo ordenado em terraços, assim a água fica disponível para evaporação e percolação no solo. 

Venha para o curso de Recursos Hídricos e Engenharia Sanitária "Dupla Certificação". 

Referências:

MEES, Alexandre. Qualidade de Água em Reservatórios. Disponível em: https://capacitacao.ead.unesp.br/dspace/bitstream/ana/74/2/Unidade_1.pdf. Acesso em: 18 jul. 2019. 

ANTERIOR PRÓXIMA