O Plano de Marketing

O Plano de Marketing

Os novos modelos de negócios ou até mesmo os padrões tradicionais de empreendimento têm investido pesado no marketing, pois com os avanços tecnológicos e o acesso a informação cada vez é mais necessário se fazer visto. Alicerçado nesse pensamento algumas ações são desenvolvidas no ambientes das organizações, seja da iniciativa pública ou privada, e um deles é a criação de um plano de marketing.

Segundo Gabriel (2018), o "plano de marketing é um planejamento das ações de marketing de uma empresa, buscando alcançar um determinado objetivo. O planejamento pode ser voltado para a marca, um produto específico ou serviço oferecido pela empresa. Esse plano guiará as ações estratégicas da marca".

Durante muito tempo o marketing esteve vinculado ao setor de vendas, no qual para se conseguir um bom volume de vendas e o retorno financeiro positivo era necessário se empenhar. Nos dias atuais, o marketing digital está presente de forma quase unânime em todo o mercado, como forma de buscar sempre criar novas estratégias para o crescimento da empresa.

Dentre elas, a principal é a elaboração do plano de marketing, criado visando alcançar um determinado objetivo. É ele quem ditará as ações estratégicas da marca e poderá ser uma ferramenta de gestão por meio das estratégias competitivas de marketing. 

A vitrine das ações da empresa, ele dirá quem é o público-alvo, como chegar até ele e o que fazer para que continue junto. Em síntese, constará uma breve descrição do mercado, os objetivos e melhores meios para que o marketing consiga atender o desejo dos consumidores. 

Para o seu desenvolvimento não existem fórmulas, mas há as melhores estratégias para se seguir:

1 - Fazer o planejamento;
2 - Realizar a análise do segmento em que a empresa está inserida;
3 - Conhecer os seus clientes e definir o seu público (e personas!);
4 - Identificar e analisar a concorrência;
5 - Delimitar as suas estratégias e as ações a serem tomadas;
6 - Definir o cronograma para execução do plano de marketing;
7 - Transformar ações em táticas;
8 - Monitorar o seu cliente.

Venha para a Especialização em Liderança, Inteligência e Percepção Empresarial

Referências:

GABRIEL, Lucas. Plano de Marketing: o guia completo para criar o seu. Disponível em: https://rockcontent.com/blog/como-fazer-um-bom-plano-de-marketing/. Acesso em: 22 ago. 2019.

ANTERIOR PRÓXIMA