A origem do tratamento térmico

A origem do tratamento térmico

Você já viu que diferentes objetos de metal, como tesoura, grampeador, furador, alicate etc. necessitam de tratamento térmico antes de sua produção? Mas você sabe o por quê? Em síntese, o tratamento térmico nada mais é do que o aquecimento e resfriamento da peça de metal com o objetivo dela atingir as propriedades mecânicas almejadas, como dureza, elasticidade, ductilidade, resistência à tração, sendo as chamadas propriedades mecânicas do metal. A peça detém as propriedades sem no qual altere o seu estado físico. 

A preocupação do ser humano com metais resistentes e de qualidade já vem de tempos atrás. Júlio César, imperador romano, já no ano de 55 a.C. afirmava que "os guerreiros bretões se defrontavam com o problema de suas armas entortarem após certo tempo de uso. Isso os obrigava a interromper as lutas para consertar suas armas de ferro" (Senai, 2000). 

Nesse período, os romanos já tinham descoberto que o ferro ficava mais duro ao ser aquecido por um tempo duradouro no leito de carvão vegetal e resfriado, em seguida, em salmoura. A técnica pode ser considerada a primeira forma de tratamento térmico, pelo fato de possibilitar a fabricação de armas duras e resistentes.

No geral, o tratamento térmico da peça de aço acontece da respectiva forma:

- a peça é inserida no forno com temperatura adequada ao tipo de material;
- ela é deixada no forno durante o tempo determinado;
- o forno é desligado e a peça retirada com o auxílio de uma tenaz;
- a peça é disposta numa bancada;
- há o resfriamento em temperatura ambiente.

Além do mais, o tratamento térmico provoca alterações nas propriedades mecânicas do aço. Estas dependem de três fatores: temperatura de aquecimento; velocidade de resfriamento; composição química do material. E, antes mesmo desse processo, faz necessário conhecer as características do aço.

Conheça a Especialização em Projeto e Construção de Edificações nos Sistemas Construtivos Wood e Light Steel Frame

Referências:

Senai. Tratamento térmico. Disponível em: http://docente.ifsc.edu.br/claudio.schaeffer/material/2_Mecatr%C3%B4nica/Materiais_1_Meca_2/Apostila_%20Tratamento_Termico_Complementar.pdf. Acesso em: 28 ago. 2019. 

ANTERIOR PRÓXIMA