Perfis: um dos componentes de estruturas metálicas

Perfis: um dos componentes de estruturas metálicas

O aço é conceituado como uma liga metálica constituída de ferro com pouca quantidade de carbono, que lhe apresenta propriedades específicas, como as de resistência e ductilidade, de extrema importância para a construção civil. Dentre as matérias primas presentes em sua fabricação estão o minério de ferro e o carvão mineral, cuja composição não é pura, incorporando elementos indesejáveis. 

A partir do minério de ferro e do carvão é possível obter o aço em forma de chapas, perfis ou bobinas como consequência da série de operações de transformação metalúrgicas 

e conformação mecânica realizada nas siderúrgicas. Em síntese, o processo de fabricação do aço se dá pelo aproveitamento do ferro mediante a eliminação das suas impurezas.

Perfis

A estrutura metálica se constitui por diferentes componentes, como é o caso das chapas de ligação, parafusos, chumbadores e perfis, esses significativos no projeto, fabricação e montagem. Os perfis podem ser obtidos por meio da laminação ou em conformação a frio e soldagem.

1 - Perfis soldados
Os perfis soldados são os compostos por aço estrutural unido por soldagem a arco elétrico. Empregado com frequência na indústria da construção de aço, devido o seu potencial de versatilidade de combinações de espessuras, alturas e larguras, eles ocasionam na redução ao peso da estrutura em comparação ao demais laminados disponíveis no Brasil. Porém, o seu custo é superior aos laminados. 

2 - Perfis laminados
São os que possuem fabricação a quente em usinas siderúrgicas e costumam ser mais econômicos para uso em edificações de estruturas metálicas por dispensarem o tipo de fabricação considerada artesanal ou dos perfis formados a frio.
Esses perfis gerados no Brasil estão elencados em duas séries (W e HP), designados por série seguido da altura e massa por unidade de comprimento.

3 - Perfis estruturais formados a frio
Os perfis estruturais formados a frio, conhecidos também como perfis de chapas dobradas, tiveram a demanda crescente na execução de estruturas metálicas leves devido ao fato de poderem ser projetados para cada aplicação específica. 
Esses, compostos por chapas finas, apresentam leveza, simplificação na fabricação, no manuseio e no transporte, além de terem resistência e serem dúctil, características adequadas ao uso em estruturas civis.

4 - Perfis compostos
Obtidos por composição, mediante a soldagem ou aparafusamento de chapas ou demais perfis.

Amplie o seu conhecimento com a Especialização em Projeto e Construção de Edificações nos Sistemas Construtivos Wood e Light Steel Frame.

Referências:

SILVA, V.P. Dimensionamento de Estruturas de Aço. S. Apostila para a disciplina PEF

2402– Estruturas metálicas e de madeira, 2012.

ANTERIOR PRÓXIMA