O Ensino e Aprendizado em Educação a Distância

O Ensino e Aprendizado em Educação a Distância

É consenso geral a concepção de que a Educação seja um dos aspectos essenciais para o desenvolvimento e o progresso de uma sociedade, e isso está inserido em um contexto global. A demanda tem sido uma das mais requisitadas no cenário brasileiro, seja em nível municipal, estadual ou federal. 

Desse modo, o acesso a educação é a linhagem em que é permitido a perspectiva para novas condições de vida, além de ser parte da luta pela redução da desigualdade e da promoção do desenvolvimento sócio-econômico. Neste rol é que se incluem as iniciativas para elaboração de novas modalidades de ensino à distância.

"EAD é uma modalidade de ensino cujo objetivo é fornecer uma educação aberta e permanente através da superação das distâncias entre docentes e alunos via situações não convencionais, ou seja, em espaços e tempos que não compartilham utilizando-se de novas tecnologias que integrem, interajam e promovam a interatividade entre alunos e entre estes e os professores. O diálogo e a reflexão são, portanto, de suma importância para que a EAD se consubstancie como modalidade de ensino-aprendizagem eficaz" (COSTA, 2016, p.23) .

A mediatização por meio das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) ultrapassou a barreira física e levou o ensino e a aprendizagem para aqueles que tinham o limite geográfico para ir em busca do conhecimento. As novas tecnologias em conjunto com fatores humanos potencializaram essas novas propostas de estudo e acarretaram em novos cursos, novos perfis profissionais e novas capacitações para os professores. 

Neste contexto, as atualizações na educação são fruto da evolução tecnológica ocorrida na modernidade e, também, do contexto evolutivo dos indivíduos, sejam eles assumindo a função de alunos, professores, entre outros. "No Brasil, a Educação a Distância (EAD) tem crescido significativamente, tanto em qualidade como em quantidade. Esse crescimento, que acompanha uma tendência mundial, caminha no sentido de ocupar uma posição estratégica no que se refere a satisfazer as amplas e diversificadas necessidades de qualificação existentes" (SILVA; FERNANDES;ROSINI, 2007, p.2).

Entretanto, o modelo exige adaptações no planejamento, ainda que tenha semelhanças com a educação tradicional. Os docentes ou proponentes de curso devem pensar em todas as etapas do curso, incluindo na discussão os aspectos inerentes ao sistema de avaliação de aprendizagem, controle de participação, atividades desenvolvidas, tecnologias e infra-estrutura de apoio necessárias. Também faz necessário a análise dos pontos positivos e negativos inerentes à gestão do ensino à distância.

Conheça a Especialização em Andragogia, Know-how e Eficiência Organizacional. 

Referências:

COSTA, Inês Teresa Lyra Gaspar da. Metodologia do ensino a distância. Salvador: UFBA, 2016.

SILVA, José Ultermar da; FERNANDES, Karina Ribeiro; ROSINI, Alessandro Marco. As metodologias e recursos tecnológicos aplicados à questão do ensino / Aprendizado em Educação a Distância - EAD. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/719200720820PM.pdf. Acesso em: 12 set. 2019. 

ANTERIOR PRÓXIMA