Constelação Organizacional: O que é?

Constelação Organizacional: O que é?

Você já ouviu falar de constelação organizacional? Derivada da constelação familiar, a constelação organizacional é uma técnica cuja função é somar e ofertar apoio ao trabalho de consultoria às empresas e organizações. Implementada pelo filósofo e psicoterapeuta alemão, o Bert Hellinger, o método objetiva oferecer soluções devidamente efetivas aos problemas de contexto empresarial. 

Uma abordagem da Psicoterapia Sistêmica Fenomenológica, o seu resultado foi decorrente de anos de pesquisas com famílias, empresas e organizações diante de diferentes locais do mundo, procurando o diagnóstico e solução para os problemas e conflitos. Disso resultou um trabalho cujo acopla um conjunto de "leis" naturais que regem o equilíbrio dos sistemas em que Bert nomeia "Ordens do Relacionamento Humano".

O início de tudo foi quando, em 1995, durante um congresso, Bert Hellinger empregou pela primeira vez a sua metodologia de orientação familiar para ajudar o seu amigo nas questões referentes à sua empresa. Depois disso, o trabalho não parou, pois os consultores empresariais de todo o mundo passaram a utilizar a Constelação Organizacional em suas consultorias.

Princípios

Após se tornar acessível e popular a pessoas e empresas, a Constelação Organizacional passou a sustentar por três princípios básicos:

1 - Hierarquia, na ordem e sistematização;
2 - Perencimento, no direito de pertencer ao sistema;
3 - Igualdade/Equilibrio, nas trocas justas ao dar e receber algo.

Objetivos

- Identificar e eliminar os problemas no ambiente organizacional nos processos;
- Melhorar a comunicação entre os colaboradores, líderes e a empresa como um todo;
- Tratar com equidade, objetivando que não interfiram e nem prejudiquem os resultados.

Venha para a Especialização em Andragogia, Know-how e Eficiência Organizacional. 

Referências:

MARQUES, José Roberto. O que é Constelação Organizacional ?. Disponível em: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/constelacao-organizacional/. Acesso em: 13 ago. 2019.

ANTERIOR PRÓXIMA