O Processo de Luto em Casos de Suicídio

O Processo de Luto em Casos de Suicídio

Toda e qualquer tipo de morte é dolorosa para os familiares, amigos e pessoas próximas. No entanto, o sofrimento de uma pessoa que perdeu alguém querido por meio do suicídio tem as suas particularidades, que foram destacados em uma cartilha (Lidando com o Luto por Suicídio) criada pela Universidade de São Paulo (USP).

Anualmente, no mês de setembro, são realizadas campanhas em combate ao suicídio. Porém, ainda assim, o tema é considerado um tabu social e conversar sobre o assunto pode salvar vidas. Quando observado o risco, buscar manter a calma e procurar apoio apoio e orientações visando auxiliar alguém em risco de suicídio é uma das melhores ações. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas pelo mundo cometem suicídio. Essa é a segunda maior causa de mortes na faixa dos 15 aos 29 anos e o número anual é maior que todos os conflitos mundiais combinados. Em esfera mundial, a cada 40 segundos uma pessoa é levada a óbito por suicídio e a cada 3 segundos uma tenta tirar a sua própria vida.

Esses dados são alarmantes, mas segue algumas dicas para lidar com o sentimento:

- Compreenda seu luto
- Procure não se culpar pelo sentimento
- Aceite e ofereça ajuda
- Distancie do isolamento e procure os amigos e pessoas próximas
- Evite mentir
- Maneire nas decisões
- Cuide da sua saúde física e mental

Conheça mais da Especialização em Cuidados Interpessoais em Situações de Morte, Perdas e Luto. 

ANTERIOR PRÓXIMA