O Sentimento de Luto

O Sentimento de Luto

Você já perdeu uma pessoa querida ou presenciou a dor de alguém que precisou lidar com a morte de um familiar e/ou amigo? O sentimento depois desse fato, destino da vida, é difícil de se lidar e também de ajudar a quem o passa. Não é possível mensurar o tamanho do sofrimento, mas a verdade é que existem casos em que o processo é bem mais penoso, como é o caso de homicídios e suicídios.

Segundo Pereira e Pires (2018), o luto é uma reação à perda de uma pessoa, na qual são identificadas reações anormais sem que tenham caráter patológico, "onde ocorre um profundo desânimo, cessação de interesse pelo mundo externo, perda da capacidade de amar, inibição de atividades externas, porque a restrição do ego fica vinculada a esta perda, e o trabalho do luto vem mostrar que o objeto perdido não existe mais".

Componentes do luto

Para Parkes (2009), os componentes básicos do luto são a sensação de perda e o anseio intenso por aquilo perdido (ansiedade e separação), pois caso não os haja pode-se que a pessoa não esteja realmente no processo de luto. (PARKES, 2009 apud PEREIRA; PIRES, 2018, p.201).

"O luto de uma forma ou de outra, está na vida de todos nós e nos atinge em aspectos pessoais e relacionais no âmbito da família, e considerando-se os diferentes momentos de seu ciclo de vida, o impacto causado pela morte de alguém" (FRANCO, 2011, p.101 apud PEREIRA; PIRES, 2018, p.203).

Conheça a Especialização em Cuidados Interpessoais em Situações de Morte, Perdas e Luto. 

Referências:

PEREIRA, Silvana Maria; PIRES, Eliana Ferrante. As Experiências de Perdas e Lutos na Contemporaneidade: Um Estudo Bibliográfico. In: Revista Educação, v.13, n.1. 2018.

ANTERIOR PRÓXIMA